09/12/2025
Os cristãos de todo o mundo celebram o Natal em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo em Belém. Várias tradições natalinas têm sido associadas à celebração do Natal, e diferentes culturas comemoram de maneiras diferentes. O fator unificador é o fato histórico do nascimento de Jesus, por volta de 5 a.C. O anjo que apareceu aos pastores na noite do nascimento de Jesus disse: "Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Lucas 2:10-11).
Celebramos o Natal porque, como disse o anjo, o nascimento de Jesus Cristo é uma "boa notícia". As boas notícias devem ser celebradas. De fato, o anjo disse que a notícia do nascimento de Jesus causaria "grande alegria" e seria "para todo o povo" - a alegre celebração seria universal. Pessoas de todo o mundo ficariam felizes com essa ocasião.
Celebramos o Natal porque, como disse o anjo, "Um Salvador nasceu para vocês; ele é o Messias, o Senhor". Os três títulos que o anjo aplica a Jesus são importantes. Jesus é o Salvador que nos livra do pecado e da morte (Mateus 1:21). Ele é o Messias (ou Cristo) humano que cumpre a Lei e os Profetas, mostrando que Deus é fiel (veja Mateus 5:17). E Ele é o Senhor divino que entrou em nosso mundo: o Todo-Poderoso assumiu a carne humana; Deus e o homem foram fundidos em um vínculo indivisível e eterno; Deus está verdadeiramente conosco (ver Mateus 1:23).
Celebramos o Natal porque foi na época do Natal que o Salvador de toda a humanidade veio para nos salvar da situação desesperadora em que nos encontrávamos. Deus não ficou no céu; Ele desceu até onde estamos.
Que este Natal seja um tempo de boa reflexão sobre essas verdades encontradas na Bíblia. Um Feliz Natal a todos!
Adaptado do website GotQuestions.org/Portugues