05/03/2022
Conferência Vicentina
A sociedade de S. Vicente de Paulo é uma organização católica internacional de leigos fundada em Paris em 1833, por Frederico Ozanam e seus companheiros. Colocada sob patrocínio de S. Vicente de Paulo, inspira-se no seu pensamento e na sua obra, esforçando-se por aliviar aqueles que sofrem, em espírito de justiça e de caridade e por um compromisso pessoal.
De carácter católico, está aberta aqueles que querem viver a sua fé no amor e no serviço dos seus irmãos. A sua ação compreende todas as formas de ajuda por meio de um contato pessoal, para alívio do sofrimento e promoção da dignidade e da integridade do homem. Os Vicentinos procuram não só aliviar a miséria, mas também descobrir e solucionar as suas causas.
Na nossa paróquia a conferência Vicentina teve início em 1989 pela mão dos seus fundadores António Pinheiro, Luís Machado e Joaquim Carvalho, manteve funções até 2016, ano em que foi obrigada a sessar funções por falta de recursos quer humanos quer monetários.
Hoje é com grande alegria que vimos informar que a conferência Vicentina retoma as suas funções ao serviço da nossa comunidade a partir do dia de hoje. Dia muito importante pois a 11 de Fevereiro comemorou-se o dia do Doente, aquele que a conferência tem sempre no seu pensamento e nas suas ações.
Deste modo iremos retomar as visitas aos idosos e aos doentes de acordo com as normas da DGS para a Covid-19 e para tal os membros comprometem-se a realizar teste rápidos antes das visitas.
Iram também ser retomados os peditórios a cada segundo fim de semana do mês (sábado e domingo).
Informamos ainda que temos algum material ortopédico à disposição da comunidade apesar deste estar a precisar de ser renovado com alguma urgência e para tal contaremos com os donativos do ofertório assim como algumas iniciativas que serão criadas para angariação de fundos.
A conferência pode auxiliar ainda na compra de medicação, na alimentação na ida às compras ou no acompanhamento a consultas ou outras situações sempre que assim se justifique e haja meios.
Os Vicentinos de S. Lourenço de Pias
Célia Pacheco; Alexandrina Carvalho; Maria Lúcia Carvalho; Olga Silva; Aida Silva; Marisa Bessa; Rute Silva; Madalena Moura; Débora Silva.