21/09/2025
Queridos amigos,
Taizé foi uma experiência marcante para todos nós! Por isso, partilhamos convosco algumas memórias de uma semana inesquecível e o testemunho de um jufrista:
“Poderia dizer que esta semana não me transformou, mas a verdade é que foi tão enriquecedora e incrível que regressei de energias e esperança renovadas. Desde as diferentes comidas ou até mesmo pelas amizades interculturais, Taizé foi uma fonte de reflexão e convívio, onde aprendemos a olhar para nós de outra forma. Ao longo da semana, fui confrontado com a pergunta: “Quem sou eu e o que faço aqui?”, e ao mesmo tempo com uma vontade enorme de querer ir mais além e de que posso ser mais do que aquilo que neste momento sou.
Muitas vezes somos esquisitos no que comemos, mas ali aprendemos que basta um prato e uma colher para fazermos uma refeição, que uma malga serve para beber água, tomar leite e comer iogurte. Aprendemos que a simplicidade é o lema que nos confronta com a essência simples pela busca da felicidade e da nossa paz interior. Os dias tinham basicamente a mesma rotina. No fim da oração da noite, alguns de nós aproveitavam para conviver no café/bar Oyak. Mas, para alguns de nós, o dia não terminava sem uma visita à igreja, aproveitando para estar lá alguns minutos, ou até horas.
Na sexta-feira, aproveitámos a manhã para visitar Cluny, uma vila nos arredores de Taizé, com uma história que ecoa pelas ruas, saindo das paredes dos edifícios que a compõem. No sábado, a oração da noite foi completamente transformadora, com o momento de partilha da luz, vinda do círio pascal e transportada até aos irmãos por crianças. Por muito que tente explicar, f**a difícil descrever o quão verdadeira foi esta viagem e o que trouxemos de lá. Todas as experiências e partilhas podem resumir-se à letra da música: “Para mim, ser feliz é estar junto de Deus. Em ti, Senhor, pus a minha esperança.” 🤎🍀