13/06/2026
🙏 Fátima acolhe o mundo!
Cerca de 15 mil peregrinos reuniram-se no Santuário de Fátima para a Peregrinação Internacional Aniversária de Junho. Além de Portugal, peregrinos de pelo menos 17 países participaram, entre os mais representados: Polónia, Espanha e Estados Unidos. Unidos a eles 52 sacerdotes, 1 cardeal, 4 bispos e 4 diáconos.
Esta peregrinação, presidida pelo bispo da Guarda, dom José Miguel Barata Pereira, assinala a aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em junho de 1917. Foi nessa ocasião que a Virgem Maria fez a Lúcia uma promessa que continua a ecoar no coração dos peregrinos de Fátima:
✨ “O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.”
Na homilia, partindo das palavras do Evangelho de São Lucas “Sua Mãe guardava todos estes acontecimentos em seu coração”, o bispo destacou que ter coração é ser capaz de colocar-se no lugar do outro, reconhecendo o valor único de cada pessoa.
Alertou ainda para o risco de se descuidar a vida espiritual, pois um coração que se afasta de Deus pode tornar-se insensível e endurecido.
“Diante das contradições e conflitos deste nosso tempo, seja ainda o Coração Imaculado de Maria a ensinar-nos o caminho do amor empenhado e diligente que faz de nós discípulos missionários, com coração, ao serviço da justificação que dá a vida.”
🙏 Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!