17/06/2026
Querida Paróquia,
Hoje, chegamos ao fim da nossa Peregrinação Juvenil e, também, de mais um ano de caminhada com o coração cheio de gratidão.
Ao longo deste dia, percorremos caminhos, atravessámos comunidades e visitámos igrejas que fazem parte da nossa história e da nossa identidade. Mas, acima de tudo, fizemos juntos uma caminhada de fé, procurando viver o tema que nos acompanhou ao longo deste percurso: «Eu sou o Caminho».
Queremos agradecer, em primeiro lugar, a Deus, que caminhou connosco em cada passo, em cada momento de oração, em cada silêncio e em cada encontro. Foi Ele quem nos reuniu e nos conduziu por este caminho de santidade.
Agradecemos aos nossos jovens, protagonistas desta peregrinação. O vosso entusiasmo, alegria, espírito de sacrifício e disponibilidade foram um testemunho vivo de que a Igreja está viva e continua a caminhar com esperança. Cada quilómetro percorrido foi um sinal da vossa generosidade e da vontade de seguir Jesus com coragem.
Agradecemos às famílias, pelo apoio, pela confiança e pelo incentivo constante. Obrigado por caminharem connosco, hoje, e mesmo quando não estão fisicamente presentes. O vosso testemunho e acompanhamento são fundamentais para o crescimento humano e espiritual dos nossos jovens.
Agradecemos aos animadores pelo vosso serviço discreto, generoso e cheio de dedicação torna possível que tantos jovens encontrem espaço para crescer na fé e na amizade com Cristo.
Agradecemos aos nossos Padres pelo acompanhamento espiritual, pela proximidade e pela disponibilidade. A vossa presença é sinal do cuidado de Deus por esta comunidade e uma ajuda preciosa para continuarmos a caminhar unidos. A vossa presença amiga é inestimável.
Agradecemos a todas as comunidades da nossa paróquia que nos acolhem de coração aberto e nos fazem sentir parte de uma única família. Em cada igreja, em cada capela e em cada comunidade encontrámos sinais vivos da fé que, geração após geração, continua a ser transmitida e vivida. Obrigado pelo vosso testemunho, pela vossa hospitalidade, pela vossa resiliência e por manterem viva a presença de Cristo no meio de nós. São uma inspiração para todos nós.
Agradecemos as ajudas preciosas e concretas de várias entidades como o nosso Agrupamento de Escuteiros 1228, a farmácia de Serra D’El Rei, o Supermercado Amanhecer Serra D’El Rei, a Confeitaria Calé, à GNR e a Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia. A todos um bem hajam!
Uma palavra de especial apreço à Paroquia da Serra D’El Rei por nos colaborar, acompanhar e partilhar connosco desta alegria do anuncio de Jesus aos mais jovens.
Terminámos esta peregrinação, mas não terminou o caminho. Regressámos às nossas casas com a missão de continuar a viver aquilo que celebrámos: seguir Jesus, crescer na santidade e ser testemunhas da Sua presença no mundo.
Que esta experiência fortaleça a nossa fé, reforce os laços da nossa comunidade e nos ajude a recordar que nunca caminhamos sozinhos, porque Cristo caminha sempre connosco.
Muito obrigado a todos.
Bendigamos ao Senhor!
Graças a Deus.