03/04/2026
A Sexta-feira Santa é, para o povo cristão, um dia de profundo silêncio, penitência e contemplação.
É o momento em que a Igreja recorda com reverência “o dia em que o Esposo foi tirado”, ecoando a dor daquele que “veio para o que era seu, mas os seus não o receberam”.
Ao contemplarmos as chagas de Cristo, não apenas recordamos um acontecimento passado, mas tornamos presente o sofrimento de todos os oprimidos da terra. Sua Paixão continua misticamente em cada dor humana, pois Ele mesmo nos ensinou: “todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes”.
“Na Sexta-feira Santa, Cristo não apenas morreu na cruz Ele continua sofrendo em cada coração ferido, esperando que o reconheçamos e o amemos nos que padecem.”