A orquestra iniciou-se no ano de 2008, a princípio com nome de “Orquestra Unida”, pois seus membros eram de diversas igrejas (Assembleia de Deus Ipiranga, Assembleia de Deus do Belém, Igreja Canaã, Igreja Atos I, Igreja Batista, Igreja Presbiteriana e outras), e posteriormente oficializamos como OESP – Orquestra Evangélica de São Paulo ainda dentro do mesmo contexto. O primeiro trabalho realizado
neste ano foi com o coral da igreja Presbiteriana de São Caetano do Sul – São Paulo, tendo sua maestrina Loide Toledo; nesta ocasião foi apresentado “Meu Tributo” – mini-cantata com arranjos de Tom Fettke e Jeff Wood. Nos anos a seguir passamos a acompanhar diversos corais (Presbiteriana da Penha, Presbiteriana Betel, Presbiteriana Vila Ré, Igreja Batista do Ipiranga, Igreja Batista de São Mateus, Casa Firme, Coral do Sínodo Leste São Paulo). A OESP é uma orquestra voluntária, onde seus membros não recebem nada por este ministério; mas compartilham do mesmo propósito e amor pela música evangélica de qualidade. Além do principal objetivo da orquestra que é a Adoração, Louvor e Ação de Graças através dos instrumentos, queremos também, incentivar às igrejas a formarem um grupo musical (orquestra, banda de música) em suas igrejas locais. Foi o que aconteceu com a igreja Presbiteriana de São Caetano do Sul, após nossa participação em 2008, 2 (dois) músicos que participaram conosco neste evento, apresentaram um projeto de criação de uma orquestra à direção da igreja; hoje esta igreja possui uma orquestra com 5 (cinco) anos de existência e com 28 (vinte e oito) componentes. A OESP tem apresentado um repertório diversificado, como por exemplo:
Arranjos Americanos: Camp Kirkland, Jeff Cranfill, Ed Hogan, Billy Payne, Richard Kingsmore entre outros;
Arranjos Brasileiros: Alexandre Brasolim, Gerson Serafim, Jeremias Oliver Rufinos, Jefferson Moreira Jordão, entre outros. A Orquestra Evangélica de São Paulo tem participado de diversas cantatas de Páscoa (It Is Finished, Vivo Está, outras), e Natal (Uma Luz Ainda Brilha, É Natal Pra Sempre, outras) sob a regência do Maestro Ronaldo França. Hoje temos em torno de 35 músicos, e aguardamos mais músicos que possam aderir a este projeto e ministério de Louvor. Caso tenha interesse em tocar conosco mande um e-mail para [email protected]
"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função."