HISTÓRIA do Terço Rezado por HOMENS – Paróquia Nossa Sra. de Fátima – Zona Norte
Como começou o Terço dos Homens na região norte de São José dos Campos? O primeiro grupo teve seu início em 27/07/2005, aniversário da cidade, no bairro Altos de Santana. Começou à partir de um convite da Coordenadora paroquial do movimento da Mãe Rainha, Benê ao Reinaldo L.Barreto. A participação dos homens nos movi
mentos de rua era pequena e essa foi a oportunidade de se engajar na missão de ‘evangelizar o homem’. Até então, os terços realizados nas casas tinham participação das mulheres com rara participação masculina; os homens ficavam em seus quartos e quando participavam não se sentiam à vontade, muitas vezes se sentiam envergonhados e não gostavam de se expor publicamente. De onde surgiu a ideia para formar um grupo de terço composto somente de homens? Surgiu da revista TABOR EM PÁGINAS. É uma revista nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt. A Benê mostrou a revista do movimento Mãe Rainha ao Reinaldo onde havia uma reportagem sobre o movimento do terço dos homens em Recife com participação maciça, que reunia mais de mil homens e confidenciou seu sonho: “Ver os homens engajados nesse movimento tão bonito”. Qual é o principal objetivo do grupo? O principal objetivo é a evangelização através do terço, fortalecer a fé dos homens através da devoção ao terço e à Nossa Senhora. O Terço dos Homens tem alguma Diferença em relação ao Terço Convencional?
É um terço comum, rezado por homens, bem meditado e contemplado, e contém músicas. Temos relatos de pessoas que se sentiram tocados pela forma da condução do terço, da forma de cantar (mesmo desafinado) dos homens, com intensidade e com o coração. O terço é realmente só para os homens ou as esposas também podem participar? Na época da criação do grupo o foco era o Homem, todos nós passamos pela fase do aprendizado. Ou seja, a maioria sabia rezar individualmente as orações do Credo, o Pai Nosso, a Ave Maria, etc.; mas o fato de rezar em voz alta significava um desafio: vencer a vergonha inicial. Percebemos que o homem em geral tem dificuldade de se expor em público e quando havia uma presença feminina, a situação se agravava. Fazendo um paralelo, quando um homem vai ao bar, ele vai à procura de uma companhia masculina para que possa se abrir e ter um ouvido que o escute, mesmo que efetivamente isso não aconteça...
Percebíamos que com o passar do tempo, conforme o homem se fortalecia na prática, quando se sentia confiante já queria contemplar em voz alta um mistério, em dar opiniões sobre o assunto destacado no evangelho, inclusive em dar seu testemunho. Por isso, sempre perguntamos antes do início, quem desejava rezar um mistério. Assim, rezávamos o terço nas garagens das casas com participação somente do homem. Era interessante porque as esposas ficavam rezando ‘de longe’, da sala de suas casas e torcendo para que o marido passasse a participar da comunidade, a partir do terço. Conforme esse processo de aprendizagem e adaptação do homem ao terço ocorria, percebemos que o homem da casa passou a desejar a participação das esposas e filhas que por sua vez, também queriam participar do terço, se estendendo posteriormente à vizinhança da casa. Para não criar impedimentos, entendemos que o momento pedia abranger as famílias. Então o terço passou a se auto denominar Terço rezado por Homens com a família. Muitas vezes são as esposas que convidam o grupo do terço dos homens a rezar em sua casa e incentivam o seu marido a frequentar o terço. O terço dos homens trás o benefício do bem-estar e fortalecimento dos laços de família. Há quantos grupos na região norte e em quais paróquias? Falando dos grupos que surgiram a partir do nosso e pertencem a nossa cidade e região, são 8 grupos contando a área rural e englobam 3 paróquias: Nossa Sra. de Fátima 3 grupos, São Benedito 1 grupo e São José Operário 3 grupos. As datas de início dos grupos de terço que pertencem
Grupo Data Criação Coordenador / telefone
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Altos de Santana 27/07/2005 Ari – 3923-2965 / 98817-0996
Telespark 26/01/2006 Mauro – 3913-3942 / 98877-5883
Vila Dirce 05/03/2007 Donizete 12-98869-6353
Área Rural (finais de semana) 08/09/2010 Donizete 12-98869-6353
Paróquia São Benedito
Vila Alto da Ponte 17/06/2011 Ederson
Paróquia São José Operário
Vila Cândida 18/07/2008
José Benedito (Zé Galinha) 99706-9957
Costinha 19/03/2010 Marcílio
Vila Paiva João Lúcio 99667-9350
Como é a participação nestes terços? A participação é sempre muito boa. Na maior parte dos grupos, o número é sempre superior a 20 homens a cada encontro. Há grupos que reúnem mais que o dobro dessa quantidade por encontro. Ao encerrar cada encontro nos sentimos como os discípulos de Emaús ao descobrir que o Mestre estava com eles: "O coração abrasava".
É comum observar que depois que os homens iniciam sua participação no terço, passam a participar mais ativamente das atividades da comunidade, na paróquia. As paroquias e comunidades que não têm grupo terço dos homens como começar? O primeiro passo é a vontade e o segundo passo é deixar que Deus e Nossa Senhora ir à sua frente conduzindo. Podemos ajudar indo com os grupos à casa ou igreja que nos convida e podemos participar em alguns encontros até que o novo grupo esteja familiarizado. Também podemos fornecer nosso folheto com as orações e músicas. Missão
Iniciamos o terço através do Movimento da Mãe Rainha de Schoenstatt, do qual o Reinaldo participava. Por conhecer e saborear os benefícios em participar dessa novidade, um terço rezado por homens, incentivávamos o início de novos grupos e gostávamos quando éramos convidados a ir a outra região ou cidade. Nos apercebemos que “essa novidade” não deveria ficar restrita a um grupo apenas e passamos a incentivar o início de novos grupos. Observe acima, o intervalo de início entre um e outro grupo.
Éramos convidados por outras paróquias da mesma e de outras cidades. Gostávamos desse movimento de sair e ir a outros lugares e entendemos que tínhamos uma Missão a ser seguida. Para melhor explicar o sentimento que está intrínseco nesse movimento, que se trata de um chamado missionário, deixemos que o próprio movimento explique:
Por Ir. Nilza Pereira da Silva:
“Schoenstatt é um Movimento essencialmente apostólico: quer formar apóstolos comprometidos, capazes de acender também em nós o mesmo zelo apostólico. Kentenich reza nas orações do Rumo ao Céu:
“Faze-nos arder como labaredas e avançar com alegria ao encontro dos povos, combater como testemunhas da Redenção, para conduzi-los jubilosos à Trindade”
Assim o fundador de Schoenstatt faz dele o desejo de Cristo: “Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso? ” (Lc 12,49)
Desde fins do século passado até nossos dias,se vem repetindo na Igreja, cada vez com maior insistência, o chamado missionário, especialmente aos leigos. O Concilio Vaticano II foi um marco neste sentido. Com muita força e claridade urge aos leigos assumir seu dever e seu desejo a evangelizar. Os sacramentos do batismo e da confirmação os capacitam para exercer um compromisso apostólico ativo, participando assim da tríplice missão de Cristo: de sua missão pastoral, sacerdotal e profética.”
http://www.schoenstatt.org.br/2017/06/01/o-homem-apostolico/
Hoje, considero providencia divina termos iniciado o Terço dos Homens pelo movimento de Schoenstatt, de onde se desenvolveram e se destacaram muitas personalidades com a sua missão. Uma personalidade em especial, há que se destacar pelo ‘Espírito de Missão’ que o Terço dos Homens herdou. Um homem que aceitou a missão de levar de casa em casa a capela da Mãe Rainha, rezando o terço com as famílias visitadas. Mais uma vez recorro ao movimento:
“João Luiz Pozzobon de Santa Maria / RS
Ideal Pessoal: Guarda Nobre do Santuário – Sagrada Primavera
Data de Nascimento: 12/12/1904
Data de Falecimento: 27/06/1985
Orientado pelo Pe. Celestino Trevisan, participou de reuniões em um grupo de homens. Certo dia, convidado a acompanhar Ir. Teresinha Gobbo na reza do Terço em uma família, esta lhe entrega a imagem e pede que cuide para que ela peregrine todos os dias. O senhor João Pozzobon assumiu com serenidade esse compromisso. Terminado o ano de 1950, por própria iniciativa, continuou com a reza do terço, realizando também um trabalho catequético e pastoral junto às famílias visitadas. Com o tempo, a “Campanha do Terço”, como ele a chamou de início, foi se ampliando, exigindo uma autêntica fidelidade, como demonstram os 140.000 km percorridos com a Imagem Peregrina. Visitou escolas, hospitais, presídios, etc. A pedido de algumas famílias, que desejavam receber com mais frequência a Mãe Peregrina, entregou-lhes uma imagem menor, que deveria fazer uma visita mensal a cada lar. Novas imagens foram solicitadas e hoje a Campanha alcança mais de 90 países. “
http://www.schoenstatt.org.br/home/espiritualidade/nossos-modelos/joao-luiz-pozzobon/
Hoje posso afirmar com grande convicção, que cada um dos coordenadores de grupos do Terço Rezado por Homens, está trilhando os passos do Sr. João Luiz Pozzobon e jogando para o céu muitos tijolinhos para sua morada eterna. Eu, particularmente creio que não foi em vão que o movimento de Terço dos Homens tenha surgido. Nas aparições de nossa Sra. Salete e Fátima, nossa Senhora já havia dito que dias difíceis e de tribulações viriam, mas que ao final seu Imaculado Coração triunfaria. Vendo o mundo com tantas perseguições aos cristãos, violências de todo tipo, com o povo cada vez mais perdido e se afastando de Deus, compreendo que o projeto missionário urge ser posto em pratica. Nossa Senhora nos convocou a nos levantarmos como soldados para a batalha, pela oração e ação ‘apostólica’, ser sal e luz onde vivemos. Paz e bem! Reinaldo Leite Barreto
12-99121-6929