06/07/2019
'O QUE HÁ DENTRO DA CAIXA?'
"Porém o Senhor disse a Samuel: _Não olhe para a sua aparência nem para a sua altura, porque eu o rejeitei. Porque o Senhor não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o senhor vê o coração" (1Sm 16,7)
Certa vez, ouvi de um ator famoso uma frase mais ou menos assim: a sociedade em que vivemos é regida pelo imperativo do parecer. O conceito por trás dessa afirmação é o seguinte: as pessoas não prestam atenção no real significado das coisas (pessoas), ou na falta de significado delas. O que lhes chama realmente a atenção é o que as coisas (pessoas) parecem ser. Em outras palavras: o que importa para essa sociedade não é a essência das coisas ou pessoas, mas sim a sua aparência.
Parece que Samuel também sofria dessa tendência. Quando foi a casa de Jessé, para ungir um novo rei para Israel por ordem de Deus, ele se deixou impressionar pela aparência de Eliabe e disse: certamente está diante do Senhor o seu ungido - o novo rei (16,6). Porém, o Senhor rejeitou a Eliabe; contrariando o imperativo do parecer e corrigindo a Samuel. E por que o Senhor o rejeitou? Porque o Senhor julga o significado das coisas e das pessoas e não a aparência delas. Ou seja, para Deus o que importa não é a caixa, mas o que tem dentro dela.
De fato, o nosso mundo moderno sofre - hoje mais do que nunca - de uma espécie de esquizofrenia do sentido. Em que as pessoas investem tudo em sua imagem pública e pouco ou quase nada no desenvolvimento daquilo que elas são, ou que poderiam vir a ser - do que pode dar sentido à sua existência. Este é o tempo em que se aposta no perfil que transmite sucesso; quando tudo vira selfie e os eventos mais simples e singelos ganham ares de um verdadeiro espetáculo. Tomando emprestado um conceito de Luis Áquila, o que vemos é uma espetacularização do ser em sociedade.
Onde foi parar a preocupação com o sentido das coisas? Será que ela se perdeu no caldo da cultura chamada pós-moderna - onde tudo o que antes era verdadeiro referencial se transformou num imenso vazio? Por que - mesmo tendo tantos meios de comunicação a disposição - tão pouco é transmitido daquilo que pode nos 'enriquecer' enquanto gente?
Pois bem; talvez tenhamos nos esquecido, ou até nos rendido ao ceticismo quanto a um fato de importância capital: um dia cada um de nós deverá ter um acerto de contas com o nosso Criador. Nesse dia, ele não julgará o nosso perfil; não avaliará as selfies que tiramos. Tudo o que parecemos ser nessa vida não vai importar. Deus vai julgar o nosso coração; aquilo que somos, de fato. Isto vai acontecer: tanto aqueles que creem em Deus quanto aos que negam a sua existência.
Portanto, convém cuidarmos melhor da nossa espiritualidade à luz do que nos ensina aquela verdade que não é plural, mas única: A Palavra de Deus. Pois, essa é a única fonte que revela qual o real sentido da nossa existência.
Comecemos diante de um espelho com a seguinte pergunta: O QUE HÁ DENTRO DESSA CAIXA? Quando Deus tirar a tampa o que ele vai encontrar?
Pr Osvaldo Chaves