23/03/2024
Amigos vou colocar um texto um pouco mais extenso do que de costume. Mas peço que leiam pacientemente, quero expressar nesse texto algo difícil de dizer em poucas palavras.
Quando eu entrei para o candomblé um dos primeiros ensinamentos que tive foi sobre não falar ou se quer pensar mal de seu sacerdote.
Dentro de todo sistema religioso temos um outro ser humano que faz o elo entre nós e o sagrado e esse elo também deve ser visto como sagrado.
Tudo é expressão da fé. O meu igba para mim é sagrado.
O quarto onde ele f**a é sagrado.
A faca que se usa para seu oro é sagrada.
A gamela onde é ofertada suas oferendas é sagrada e tudo mais que compõe o seu culto, inclusive o sacerdote.
Seria estranho eu respeitar o igba mas não quem o sacraliza, estranho eu respeitar a faca, mas não quem a maneja, estranho eu respeitar a gamela, mas não quem prepara a oferenda que vai nela.
Hoje em dia é muito difícil para o ser humano aceitar que outro ser humano com defeitos seja sagrado também.
Mas aceitando ou não, essa é a verdade.
Todos somos criaturas divinas, mesmo tendo defeitos.
Oque nos dava caminho não era só o conhecimento do babalorixa, mas sim a crença que tínhamos nele.
Ebós eram feitos com o que se tinha.
Igualmente assim foram feitas muitas obrigações e oros.
Épocas difíceis, mas a palavra tinha força.
Sonhávamos com o orunko, santos castigavam e abençoavam .
As pessoas verdadeiramente entravam em um transe forte e inquestionável.
Hoje muitos afirmam ter uma super incorporação...Mas basta uma única bronca ou as coisas não acontecerem como eles querem e simplesmente abandonam tudo. Blasfemam contra sua religião, seu Deus e seu sacerdote.
Porque esse super santo não faz nada?
Porque ele não se manifesta como antigamente e corrige esse filho?
Ele ficou conivente com as pirraças e caprichos?
Na Índia temos os homens santos. Pessoas que vão se livrando de seus bens e por fim vão morar na rua, comem se lhes dão comida. Esses homens buscaram a conexão com Deus dessa forma. Eles abençoam as pessoas e lhes dão conselhos. Para aquele povo eles são os intermediários entre Deus e os homens.
Mas na visão de muitos, são apenas mendigos.
Assim é o valor do padre para com os seguidores da igreja
E assim é o babalorixa ou iyalorixa para com os seguidores do candomblé.
Sacerdotes desempenham o papel de "pequenos messias" entre Deus e os homens e quando se elimina a divindade e o valor daquele sacerdote apenas fechamos a porta para Deus.
Compreendo a visao das pessoas hoje em dia, mas infelizmente é uma visão errada sobre o sacerdócio causada pelos tempos prósperos e da vaidade exacerbada.
"Uma pessoa que vai morrer e apodrecer não é mais do que eu."
"O orixá me ama muito."
"O orixá não quer que eu seja infeliz."
Infelizmente hoje em dia temos muitos sacerdotes que tiram o próprio valor de seu sacerdócio por que talvez não tenham a compreensão do seu real valor .
Jesus foi o Messias para seu povo.
Mas para alguns, um rebelde.
Para outros um louco.
Para outros um mendigo
Para outros ninguém.
Mas para outros a salvação.
Amem seus sacerdotes e façam com que sejam sagrados à vocês
" Considerem-no santo, porque ele oferece o alimento do seu Deus. Considerem-no santo, porque eu, o SENHOR, que os santifico, sou santo."
Levítico 21:8
Texto do Babalorisa Caccioli de Ayrá