Ile asé yemanja ogum cabocla jurema da Beira mar e Oxóssi akueran

Ile asé yemanja ogum cabocla jurema da Beira mar e Oxóssi  akueran Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Ile asé yemanja ogum cabocla jurema da Beira mar e Oxóssi akueran, Centro religioso, Paraguaçu Paulista.

30/03/2022

Vamos aprender ?

O que é a Umbanda e De onde veio?!

A Umbanda é uma religião monoteísta e afro-brasileira, surgida em 1908, fundada por Zélio Fernandino de Moraes.

Baseia-se em três 3 conceitos fundamentais: Luz, Caridade e Amor.

A palavra "umbanda" pertence ao vocabulário quimbundo, de Angola, e quer dizer "arte de curar".

Origem da Umbanda
A umbanda é uma religião surgida nos subúrbios do Rio de Janeiro.

Em 15 de novembro de 1908, Zélio Fernandino de Moraes, nascido em São Gonçalo/RJ, teria incorporado o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Este espírito o teria ajudado a criar a religião de Umbanda.

Rapidamente, ela se espalhou por todo Brasil e outros países da América Latina.

Suas crenças misturam elementos do candomblé, do espiritismo e do catolicismo. Por isso, para muitos estudiosos, a Umbanda seria uma espécie de candomblé sem sacrifícios de animais, algo que seria mais aceito pela população branca e urbana da época.

Ainda pegou conceitos do kardecismo, que estava chegando ao país, como o de “evolução” e “reencarnação”.

Também tem Jesus como referência espiritual e é possível encontrar sua imagem em lugar destacado nos altares das casas ou de terreiros de umbanda.

A HISTÓRIA DA UMBANDA

A Umbanda foi confundida durante muito tempo com a “macumba carioca” ou "Quimbanda". Em 1905, João do Rio (1881-1921), publica suas reportagens que resultaram no livro "As Religiões do Rio" e menciona ritos onde se incorporava espíritos de caboclos e preto-velhos.

Muitos terreiros nasceram do kardecismo, tal como a “Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade”, em 1908. Mas adiante, entre os anos de 1920 e 1930, a repressão às religiões africanas levou a união de várias casas e terreiros.

Era necessário organizar e uniformizar o culto umbandista, padronizando algumas diretrizes doutrinárias para evitar perseguições. Naquela época, era usual a utilização do termo "espírita" como forma de evitar a perseguição às novas religiões afro-brasileiras.

Contudo, para legitimar-se a Umbanda buscou se “desafricanizar” e embranquecer. Para tanto, em 1939, surge a primeira Federação de Umbanda, a União Espiritista de Umbanda do Brasil (UEUB), quando a origem da Umbanda foi estabelecida no Oriente ou na África Oriental.

Por outro lado, no contexto da Ditadura Militar (1964-1985), a Umbanda irá servir como instrumento de legitimação para o projeto nacionalista. Assim, a religião ganha as manchetes de jornais e revistas.

Por fim, durante a década de 80, com a ascensão das igrejas neopentecostais, as religiões de matriz africana voltam a ser alvo de ataques por parte de alguns fiéis.
Atualmente, a Lei 11.635 de 27 de dezembro de 2007, torna esse o "Dia Nacional de Combate ao Preconceito Religioso" e passa a proteger as religiões de matrizes africanas.

Espero ter ajudado.

15/03/2022

SOU DA UMBANDA
Eu não sou má. Não prejudico ou seduzo pessoas. Eu não sou perigosa, sou uma pessoa normal como você. Tenho família, emprego, esperanças, sonhos. Eu não sou parte de um culto. Minha religião não é uma piada.
Minha religião tem fundamentos baseados no único livro escrito pelo Criador: a NATUREZA.
Não sou o que você acha que sou quando vê na TV reportagens tendendo a manchar nossa imagem, afinal, o mal está nos olhos de quem vê.
Não sou o que você escuta nos termos pejorativos e maldosos, porque a boca fala daquilo que o coração está cheio.
Não sou o que você assiste ou lê em notícias de pessoas que não sabem do que estão falando, porque da ignorância de muitos nascem fantasmas e somente projeções.
Eu sou real. Tenho razão e emoção. Sorrio, choro, sou séria.
Tenho senso de humor. Estudo sobre minha religião incansavelmente.
Sou filha da Lei e com base no que aprendo, procuro andar nela.
Conheço seus mecanismos e jamais manipularia nada e nem ninguém sem submeter à Lei meu merecimento acerca daquilo que peço.
Você não precisa ter medo de mim.Sou protegida de Oxalá a Exu.
Exu, sim! Meus guardiões nada têm de demônios. São amparadores, protetores e sustentadores da minha vida. E também meus 'puxadores de orelha' quando a resposta está em mim e estou buscando fora, quando preciso corrigir algo para me tornar um ser melhor.
Não quero te converter. E, por favor, não tente me converter.
Sou muito mais parecida com você do que possa imaginar.
Sou uma pessoa que gosta de curtir a vida, fazer amigos, viajar, enfim, viver da melhor forma possível.
Para viver feliz é preciso muito pouco: um olhar carinhoso, um aperto de mãos, um sorriso, um beijo demorado, uma brincadeira sadia.
É imprescindível ter amor e gratidão por tudo e por todos.
Apenas me dê o mesmo direito que lhe dou: viver em paz e professar a minha fé.
O direito de trabalhar em meu benefício, em benefício do meu semelhante por honra e glória do Nosso Criador!

(Texto Luiza Rocha )
Estudos .777 🔱🌿
Imagem via internet

21/02/2022

AS SEMENTES DO MAL

Conta uma lenda antiga que um demônio queria semear a discórdia e o mal em todo o mundo. Ele recolhia e jogava no quintal de cada pessoa as sementes da desunião, do ódio, do desânimo, do orgulho, do egoísmo, etc.

O demônio foi a casa de Fátima e jogou duas sementes de ódio em seu quintal. Essas sementes cresceram rapidamente e se tornaram árvores que deram muitos frutos malignos, com doenças, depressão e infelicidade para Fátima. O demônio fez o mesmo com Carmem, com Lúcia, com Pedro, com Antônio, com Tiago e outros. Jogou apenas duas sementes de egoísmo, orgulho, vaidade, ódio, luxúria, etc, no quintal deles. As sementes cresceram, foram regadas e adubadas pelos donos do quintal e, assim, se tornaram árvores daninhas imensas que destruíram seus lares e suas vidas.

O demônio foi então ao quintal de Sebastião, um homem humilde, puro, sábio e feliz. O demônio jogou duas sementes de tudo o que é ruim em sua terra. O tempo passou e as sementes não nasceram, mas começaram a apodrecer e acabaram morrendo. O demônio não desistiu e jogou 20 sementes dos piores defeitos e emoções negativas humanas. Mas o tempo passou e mais uma vez as sementes não nasceram, vindo a apodrecer e a morrer em seguida.

O demônio ficou irado com isso. Resolveu então jogar mais de duas mil sementes no quintal de Sebastião. Foi um momento difícil na vida do homem, onde ele teve perdas, doenças e muitas dificuldades. Algumas sementes de ódio, desânimo e revolta começaram a nascer. Mas como Sebastião não regou e nem alimentou as sementes, mais uma vez elas foram apodrecendo e morreram logo depois. O demônio então desistiu de Sebastião e foi embora para sempre.

Não importa quanto mal chegue até nós. Não importa quantas provações venhamos a sofrer em nossas vidas. As sementes das negatividades só poderão brotar e crescer em nosso “quintal interior” se dermos adubo a elas, se as regamos, se as alimentamos de alguma forma. As sementes do mal crescem apenas nos terrenos que são férteis para o mal. Na terra daqueles que se recusam a alimentar as influências nefastas, nada de negativo pode crescer e multiplicar.

O demônio pode jogar quantas sementes ruins ele quiser em nosso quintal, se nosso terreno interior não for fértil as influências negativas, nada de ruim pode nascer dentro de nós.

Você está a alimentando as sementes da negatividade fazendo com que elas cresçam e se multipliquem em você?

(Hugo Lapa)

12/01/2022
AXE A TDOS Q O ANO Q VAI SE INICIAR. TRAGA MUITA  PAZ, SAUDE E PROSPERIDADE
31/12/2021

AXE A TDOS Q O ANO Q VAI SE INICIAR. TRAGA MUITA PAZ, SAUDE E PROSPERIDADE

https://www.facebook.com/1713313508940540/posts/3175879002683976/
27/12/2021

https://www.facebook.com/1713313508940540/posts/3175879002683976/

Yemanja entregando o ano de 2022 para Oxum :

Yemanja dizendo:

"Toma, cumpri meu dever. Eu tirei máscaras, revelei verdades, separei o joio do trigo. Destruí sentimentos falsos, amores imparciais, o oculto do coração e seus intentos perversos foram revelados com a força do meu mar.
Eu limpei o caminho pra vc passar Oxum..
Está tudo pronto. O dever de lavar a alma é sua. Faça a humanidade renascer!
Retribua com restituição o q nossos filhos e irmãos perderam (ou acharam q perderam). Clareie o caminho para eles. Lute bravamente para q eles vejam agora o amor verdadeiro, o emprego verdadeiro, a porta aberta verdadeiramente, ajude todas minha Oxum, dê todas as riquezas q eles merecem, q eles sejam milionários de dinheiro, saúde, amor, espiritualidade, sentimental.
Toma mãe Oxum, cuide dos nossos bebês, pois muito em breve 2022 será seu."

Filho do vento
.

26/12/2021
15/12/2021

SOMOS UMBANDISTAS, NAO EVANGÉLICOS SERVIMOS AO MESMO DEUS, SO Q EM OUTRA RELIGIAO, ENTAO, ESTAO ME CHAMANDO NO MEU ZAP, PEDINDO ORAÇÕES, COM ÓLEO UNGIDO, PODE ESTAR ERRADA SO Q NSO TEMOS OLEO UNGIDO, AGUA BENTA, ETC.. ORAMOS SIM, PEDIMOS A OMULU PELA CURA, EM NOSSAS ORAÇOES E PEDIDOS COLOCAMOS TDOS Q PEDEM E AOS Q NSO PEDEM TBEM PRA Q OS ANJOS DE LUZ VA EM LUGARES AJUDAR ,DAR PAZ E CURA, YEMANJA ABENÇOE A TDOS....

Obatalá cria Iku, a Morte.Quando o mundo foi criado, coube a Obatalá a criação do homem.O homem foi criado e povoou a Te...
15/12/2021

Obatalá cria Iku, a Morte.

Quando o mundo foi criado, coube a Obatalá a criação do homem.
O homem foi criado e povoou a Terra.
Cada natureza da Terra, cada mistério e segredo, foi tudo governado pelos orixás.
Com atenção e oferenda aos orixás,
tudo o homem conquistava.
Mas os seres humanos começaram a se imaginar com os poderes que eram próprios dos orixás.
Os homens deixaram de alimentar as divindades.
Os homens, imortais que eram, pensavam em si mesmos como deuses.
Não precisavam de outros deuses.
Cansado dos desmandos dos humanos,
a quem criara na origem do mundo, Obatalá decidiu viver com os orixás no espaço sagrado que f**a entre o Aiê, a Terra, e o Orum, o Céu.
E Obatalá decidiu que os homens deveriam morrer; Cada um num certo tempo, numa certa hora.
Então Obatalá criou Iku, a Morte.
E a encarregou de fazer morrer todos os humanos.
Obatalá impôs, contudo, à morte Iku uma condição: só Olodumare podia decidir a hora de morrer de cada homem.
A Morte leva, mas a Morte não decide a hora de morrer.
O mistério maior pertence exclusivamente a Olorum.
Como podemos ver, Ikú é uma entidade dotada de signif**ado próprio e específico, tem seu ìhùwasé, isto é, existência e natureza próprias. É um ebóra pertencente ao grupo de guerreiros do orum, considerado um irunmolé-filho.
Divindade masculina, não f**a num lugar fixo, mas roda em torno do mundo para realizar o seu trabalho, ajudando a manter o equilíbrio da natureza.
Nos itans, Ikú é filho de Odudua com Obatalá, tendo existência e axé independentes.
É considerada uma divindade dúbia, estando ligada ao fim da existência e também à criação, pois forneceu a Obatalá a lama que usou para a confecção de novos moradores do Aiyê. É a única divindade que um dia “tomará” posse da cabeça de todos
os seres humanos, carregando na mão direita o kumón, um poderoso e perigoso cetro,
fabricada em metal, ferramenta indispensável e auxiliar no cumprimento de suas funções.

Ikú: palavra da língua yorubá que signif**a morte; foi permitido e abençoado por Olodumaré a conduzir o ciclo da criação. Designada a vir todos os dias ao Aiyê escolher os homens e mulheres a ser conduzidos ao Orun, retirando o Emi (sopro da vida), condição imposta para a renovação da existência. Sua celebração ritual no axexê comemora a volta do homem ao todo primordial, reafirmando o grande mistério e possibilitando outras vidas.
Outro questionamento surge após ouvirmos acerca da criação da morte.
Axexê, rituais funerários dedicados aos mortos do povo-de-santo

Viva os ancestrais do culto aos orixás

Essas fotos foram tiradas a muitos anos através do pesquisador Norton Corrêa , em alguma das muitas casas de religião qu...
09/12/2021

Essas fotos foram tiradas a muitos anos através do pesquisador Norton Corrêa , em alguma das muitas casas de religião que ele conviveu no passado, o motivo de eu postar ela, é pra mostrar que não precisava de luxo pra se fazer religião nem orixás, com toda certeza nesta época com 7 grãos de milho se fazia muito, e a lição que f**a é que não precisa tanta luxúria pra chegar no sagrado, basta saber fazer. Espero que mais imagens como está apareça e possamos entender que religião é simplicidade .

Endereço

Paraguaçu Paulista, SP

Horário de Funcionamento

08:00 - 23:00

Telefone

+5518996345480

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Ile asé yemanja ogum cabocla jurema da Beira mar e Oxóssi akueran posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria