História da Igreja Menonita
A Igreja Menonita tem a sua origem nos meados da década de 1520 com o reformador protestante Ulrich Zwinglio, na cidade de Zurique na Suíça. Vários dos seus seguidores se afastaram quando ele começou a fazer parte do Conselho Político que governava a cidade, porque este interferia nas decisões e na vida da igreja. Para estes seguidores de Zwinglio, a Igreja deveria seg
uir somente os ensinos de Cristo como estão registrados nos Evangelhos e não deveria permitir a intromissão de interesses do poder político. Assim, em 21 de janeiro de 1525, eles tomaram a decisão de se rebatizarem como adultos em base à sua fé e de servir a Cristo. Mas como naquela época o rebatismo era considerado ilegal e também rebelião contra a Igreja e a ordem social, eles foram perseguidos, presos e até martirizados. A partir dessa data foram denominados de anabatistas, por praticarem o rebatismo, já que tinham sido batizados como crianças na Igreja Católica ou mesmo protestante. Para eles a Igreja deveria ser formada por pessoas que, por uma decisão voluntária:
queriam seguir a Cristo e seus ensinamentos,
formar uma comunidade onde todos se ajudavam mutuamente,
onde eram considerados todos iguais, para que não houvesse uma estrutura de opressão dos líderes sobre os liderados e onde houvesse a prática da paz e da não-violência, como ensina o Evangelho. Esse movimento da reforma protestante denominado de Anabatista se espalhou rapidamente pela Europa Central, principalmente entre as pessoas que formavam a classe sócio-econômica mais pobre, como artesãos, camponeses e outros marginalizados, mas também por monges e freiras que haviam abandonado suas ordens. Na Holanda o movimento anabatista chegou em 1530, formando diversas comunidades que estudavam a Bíblia para colocá-la em prática. Mas também havia pessoas entre eles com tendências extremistas que criavam desordens e fanatismo religioso. Isso chamou a atenção de um sacerdote católico chamado Menno Simons que começou a investigar os acontecimentos e também estudar os Evangelhos para melhor poder instruir os fiéis da sua igreja. Com os estudos das Escrituras, ele foi profundamente tocado pelos ensinos de Cristo, e deixou o sacerdócio em 1536, unindo-se a um grupo de anabatistas pacifistas que haviam se afastados dos extremistas. Logo foi chamado para ser o líder da Igreja e trouxe coesão e direção para centenas de pequenas igrejas que se reuniam em casas, porões, estábulos, cavernas, bosques, etc. A nova liderança de Menno Simons teve uma grande importância em direcionar as igrejas para o único fundamento da nossa vida e fé que é Jesus Cristo. O texto chave para ele era:
1 Cor 3:11 “ porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é JESUS CRISTO”. As igrejas anabatistas passaram a ser conhecidas pelo nome do seu líder – menonitas. Por causa das perseguições e das restrições para seus cultos e reuniões, procuravam por lugares onde eram tolerados. Assim muitos emigraram da Holanda e norte da Alemanha para a região da antiga Prússia, que hoje faz parte da Polônia. Dessa região emigraram a partir de 1790 para a Ucrânia, por falta de novas terras, a ameaça da invasão de Napoleão e por terem recebido um convite da Czarina Catarina, a Grande da Rússia, para ocuparem e colonizarem essas terras. Ali prosperaram e no começo de século 20 contavam com mais de 100.000 menonitas. Com a Revolução comunista de 1917, ocorreram várias mudanças, e a mais difícil foi a intolerância à liberdade religiosa. Muitos conseguiram emigrar para o Canadá até 1926, e os que f**aram tinham esperanças de que a situação poderia melhorar. Mas em 1929, o governo confiscou todas as propriedades privadas, inclusive as igrejas e escolas e então não restava outra saída a não ser de sair, para algum outro país que lhes oferecesse liberdade. Assim, em 25 de novembro de 1929 apenas 5000 menonitas conseguiram vistos para sair, e depois de alguns meses na Alemanha, os únicos países dispostos a recebê-los, foram o Brasil e o Paraguai. A partir de fevereiro de 1930 chegaram ao Brasil 1250 menonitas, que foram assentados na região central de Santa Catarina, então município de Ibirama, em uma área de muitas serras e florestas tropicais. Para estes colonos acostumados a terras planas e de campos, foi de muita dificuldade de adaptação e sobrevivência econômica. Jacob Goossen conheceu ainda no Rio de Janeiro, quando da chegada dos imigrantes, de que Curitiba era uma cidade muito bonita e de clima agradável para os europeus, ele veio conhecer a cidade e logo trouxe consigo a sua família. Chegaram em Curitiba em dezembro de 1931 depois de uma viagem de duas semanas de carroça desde Santa Catarina. Peter Siemens
Jesus Cristo é o nosso fundamento. É a Ele quem servimos e submetemos nossas vidas. Portanto, aquele que ouve as palavras de Jesus e as pratica é como um homem prudente e sábio, que edif**a a sua casa sobre a rocha (Mt 7:24).