31/08/2025
COMPORTAMENTO & ESPIRITUALIDADE
AGOSTO, MÊS DO DESGOSTO?
Além das estações, que definem certas tradições na humanidade como plantar, colher, descansar, louvar, desde tempos remotos, cada mês do ano recebe uma regência espiritual.
Seja entre cristãos, onde cada dia tem seu santo, seja entre os hindus com suas divindades, ou na designação do 'ano chinês' onde as qualidades e habilidades dos animais são vistas como arquétipos, todas as comunidades de fé e suas respectivas religiões atribuem significados a certos períodos de tempo ou meses do ano.
Assim, no Brasil, onde as religiões de matriz africana se tornaram populares, há a crença de que agosto é um mês difícil.
Por quê?
No cadomblé e na umbanda é o mês da regência de OBALUYAÊ ou OMOLU.
Sim, o mês de agosto, dedicado a este Orixá do panteão de divindades africanas, é o mês da quietude, do silêncio, da reflexão e também da cautela.
A meditação proposta por essa divindade é facilitar nossa evolução por meio da reforma íntima: o que tenho feito da vida?
Estou buscando minha realização ou me encontro estagnado, esperando por um milagre ao qual não fiz por merecer?
Obaluayê, um Orixá com energia da Terra , nos remete as raízes ancestrais e nos estimula a criar vínculos e laços, bem como compromissos concretos, nos mantendo em terra firme, com os pés no chão.
É também o Orixá da cura, livrando-nos de doenças físicas e emocionais com o uso de seus artefatos sagrados. É muito comum, nos terreiros, os 'banhos de pipoca'.
Esse Orixá se manifesta com o rosto e o corpo coberto por palhas e sua pipoca que mais parecem delicadas flores, nos banham, retirando todas as mazelas que se agregam em nosso períspirito, limpando nossa aura.
Por isso, os ritos de tributo ou homenagem a Obaluayê são passes de cura, livra-nos dos desgostos pessoais e universais, prepara-nos para um tempo melhor.
Tudo pelo bem da nossa evolução.
Umbanda Sagrada 🕊