Fundação Caminhos da Autossuficiência

Fundação Caminhos da Autossuficiência Caminhos da Autossuficiência. Projetos de Ajuda Humanitária e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

🌱🤝 UM GRANDE PASSO PARA A AUTOSSUFICIÊNCIA DO POVO KAYAPÓ 🤝🌱Após mais de dois anos de reuniões, articulações e apresenta...
14/05/2026

🌱🤝 UM GRANDE PASSO PARA A AUTOSSUFICIÊNCIA DO POVO KAYAPÓ 🤝🌱

Após mais de dois anos de reuniões, articulações e apresentações de projetos junto a órgãos públicos e instituições parceiras, tivemos conquistas extremamente importantes para o fortalecimento das aldeias Kayapó e de suas 14 associações.

Estivemos reunidos com representantes da EMBRAPA, FUNAI, MMA (Ministério do Meio Ambiente), MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura), onde recebemos importantes confirmações e apoios institucionais.

Entre os avanços conquistados, destacamos:

✅ Possibilidade de acesso a até R$ 1,5 milhão por associação indígena para fortalecimento da produção agrícola e sustentável.

✅ Através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), realizado em parceria com a CONAB e órgãos estaduais, as associações poderão se cadastrar para que o governo compre oficialmente suas produções, direcionando os alimentos para creches, escolas e programas sociais.

✅ Inclusão das produções individuais das famílias indígenas no programa de compras governamentais, fortalecendo pequenos produtores dentro das aldeias.

✅ Reconhecimento formal e apoio institucional da FUNAI e dos Ministérios aos projetos apresentados.

✅ Capacitação técnica gratuita através da EMBRAPA, com cursos certificados e formação de multiplicadores dentro das próprias aldeias.

✅ Incentivo à autossuficiência sustentável, promovendo geração de renda, fortalecimento cultural e desenvolvimento local.

🌎 O IICA também terá um papel fundamental como articulador internacional, auxiliando:
• na captação de recursos;
• integração entre instituições;
• encaminhamentos junto aos ministérios;
• elaboração de ofícios para destravar recursos;
• e na possibilidade real de aquisição de máquinas e equipamentos.

Este é apenas o começo de um projeto que busca dignidade, autonomia, fortalecimento das comunidades indígenas e um futuro melhor para as próximas gerações.

Agradecemos a todos os caciques, associações, coordenadores, instituições e parceiros que acreditaram e caminham conosco nessa missão.

🌿 Juntos pela autossuficiência material, sustentável e digna do povo Kayapó. 🌿

26/02/2025

Durante os dias 01 a 03 de março, acontecerá a Conferência do CJAS (Conferente de Jovens Adultos Solteiros) da área Goiânia, durante este evento os jovens irão realizar o projeto de montagem dos kits para recém nascidos, que serão doados para a instituição Meninas de Luz, ligada a OVG (Organização das Voluntárias de Goiás).

A conferência acontecerá no Hotel Transamerica Collection, aqui em Goiânia, um momento inesquecível para os jovens de nossa região.

UNIÃO FÉ E SOLIDARIEDADEA Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Casa Espírita Cristã Irmã Rosália Forta...
16/02/2025

UNIÃO FÉ E SOLIDARIEDADE

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Casa Espírita Cristã Irmã Rosália Fortalecem Apoio a Comunidade Carente em Aparecida de Goiânia

Parceria entre entidades religiosas amplia assistência humanitária
e promove dignidade para famílias e gestantes da região
Na última semana (15/02/25), a Casa Espírita Cristã Irmã Rosália, em Aparecida de Goiânia, foi palco de uma emocionante cerimônia de entrega e finalização de um Projeto de Ajuda Humanitária promovido pela A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O evento marcou a conclusão de uma parceria que uniu diferentes entidades religiosas em prol de um objetivo comum: servir e apoiar a população carente da região metropolitana de Goiânia.

A iniciativa reforçou o trabalho já realizado pela instituição espírita, que já oferece refeições à população aos sábados e também confecciona e distribui kits pré-natal para gestantes da comunidade. Com a doação de máquinas e equipamentos essenciais pela Igreja de Jesus Cristo, como armários para armazenamento de alimentos, refrigeradores, máquinas de costura e aparelhos climatizadores, a Casa Espírita Cristã Irmã Rosália já triplicou sua capacidade de produção dos kits e melhorou significativamente a qualidade dos alimentos devido ao seu melhor acondicionamento e conservação bem com melhorou o conforto das acomodações onde os processos são realizados.

A cerimônia contou com a presença de líderes religiosos, representantes do poder público e membros da comunidade. Entre os presentes, destacaram-se Gleisson Silva, Presidente da Estaca Goiânia Sul (unidade regional da Igreja de Jesus Cristo, semelhante a uma diocese católica), e Laís Carvalho, Presidente da organização de mulheres da Igreja. Representando o poder público, estiveram Vinícius Vicente e o Pastor José Neto Soares, representando o prefeito e o vice prefeito de Aparecida de Goiânia respectivamente, Kelly Ribeiro, representando a Secretaria de Assistência Social de Aparecida. Também estiveram presentes Edilene Pereira representando o Hospital Israelita Albert Einstein e Marta Ivone representando a Associação Fortalecendo Vidas além de várias pessoas da comunidade.

O anfitrião do evento, Clévis Sebastião da Silva, diretor da Casa Espírita Cristã Irmã Rosália, conduziu os convidados em um tour pelas instalações, mostrando os equipamentos recebidos e instalados, destacando a importância da união entre pessoas de diferentes religiões. Em sua fala, ele ressaltou: "A diferença entre religião e religiosidade está na capacidade de unir forças e recursos para amar e servir ao próximo. Essa parceria é um exemplo vivo disso."
Já o Presidente Gleisson Silva, da Igreja de Jesus Cristo, reforçou o propósito do trabalho conjunto: "Todos somos filhos de Deus, portanto quando estamos a serviço do nosso próximo, estamos, na verdade, servindo a Deus. Essa união de forças entre as instituições nos permite abençoar vidas e levar esperança àqueles que mais precisam."

A cerimônia foi embalada por apresentações musicais que emocionaram os presentes. Um coral da Igreja de Jesus Cristo e membros da Casa Espírita Cristã Irmã Rosália se revezaram em canções e hinos sacros, criando um clima de paz e fraternidade que marcou o evento. Ao final, os participantes desfrutaram de um lanche oferecido no local, celebrando a conclusão de um projeto.
Impacto Social e Futuro Promissor.

Com os novos equipamentos, a Casa Espírita Cristã Irmã Rosália já ampliou sua capacidade de atendimento, garantindo maior durabilidade dos alimentos armazenados e um ambiente mais adequado para a produção dos kits. A parceria entre as entidades religiosas e o apoio do poder público demonstram que, quando unidas, as forças da fé e da solidariedade podem gerar impactos significativos na vida daqueles que mais precisam.

A cerimônia não apenas celebrou a conclusão de um projeto, mas também reforçou o compromisso de continuar trabalhando juntos em prol da comunidade, mostrando que, independentemente das diferenças de crenças, o amor ao próximo é a maior expressão de fé.

Diretor do Conselho de Comunicação Relacionamentos da Estaca Goiânia Sul

Edivaldo Tiles da Silva

02/02/2025

No mês de Dezembro de 2024, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias através do programa "Mãos que Ajudam", teve o privilégio de participar e contribuir com a Campanha Natal Sem Fome realizada pelo Comitê de Cidadania dos Funcionários do Banco do Brasil em Goiânia.

Este evento arrecada e distribui anualmente cestas básicas para entidades beneficiadas que se cadastram previamente e são aprovadas para redistribuírem os alimentos a centenas de pessoas carentes. Neste ano, a 29ª edição da campanha beneficiou 148 entidades. As cestas foram entregues na manhã do sábado do dia 14 de dezembro de 2024.

Estiveram presentes no evento, representando a igreja o Presidente Rafael Jarenio da Estaca Goiania Brasil e o Bispo Kelington Oliveira da Estaca Goiânia Brasil Norte.

"O superintendente regional varejo centro-oeste do Banco do Brasil, Rodrigo Roberto dos Santos, e os membros da diretoria do Comitê, diretora presidenta, Diusa Alves dê Almeida, diretora administrativa, Carmen Lúcia Zuin Ruiz, diretora Financeira, e diretor de Projetos Sociais, André Silveira Lemes, além de voluntários e membros do Conselho do Comitê marcaram presença no evento que foi realizado graças às doações de voluntários, empresas parceiras, funcionários e clientes do Banco do Brasil.

O Comitê tem a satisfação de, há mais de 31 anos, contribuir para que a vida de muitas famílias tenha mais luz e esperança, por meio da doação de inúmeras cestas de alimentos, pela montagem e articulação de mais de 50 oficinas (informática, corte e costura, panificação, etc.), entre outras ações. Essas oficinas têm sido montadas pelo Comitê em comunidades periféricas buscando ajudar jovens, mães e pais de família a aprender um ofício, visando inclusive seu acesso ao mercado de trabalho. Junto com entidades parceiras construímos, ao longo de 31 anos, oficinas de informática, corte e costura, modelagem, cabelereiro, panificação, etc. com recursos oriundos dos funcionários do Banco do Brasil. Essas oficinas dentre outras criadas vêm ajudando a mudar para melhor a realidade da vida de muitas famílias de Goiânia e da região metropolitana. Junto com as oficinas, realizamos doações mensais de cestas de alimentos e, com muita gratidão, realizamos neste ano a 29ª Campanha Natal Sem Fome Com Esperança."

Fonte: https://comitedecidadaniabb.org.br/noticias/comite-de-cidadania-arrecada-e-distribui-cestas-basicas-na-29a-campanha-natal-sem-fome-com-esperanca/

19 de Outubro - Mãos Que Ajudam o Meio Ambiente.
26/09/2024

19 de Outubro - Mãos Que Ajudam o Meio Ambiente.

Combate ao Câncer: Igreja de Jesus Cristo doa unidade móvel de saúde para diagnóstico de câncer de mamaA Igreja de Jesus...
22/09/2024

Combate ao Câncer: Igreja de Jesus Cristo doa unidade móvel de saúde para diagnóstico de câncer de mama

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entregou uma nova unidade móvel de saúde à ONG Américas Amigas, em uma cerimônia realizada no Centro de Visitantes da Igreja, em São Paulo.

Com 15 metros de comprimento e equipada com tecnologia de ponta, incluindo um mamógrafo digital, aparelho de ultrassom e elevador adaptado para cadeiras de rodas, a nova unidade desempenhará um papel crucial no rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama em comunidades vulneráveis.

O veículo percorrerá várias regiões do Brasil, proporcionando atendimento médico especializado a mulheres em áreas carentes. Esta iniciativa faz parte dos esforços contínuos da Igreja no combate ao câncer, uma das principais causas de mortalidade no país.

A parceria entre a Igreja e a Américas Amigas tem o potencial de impactar diretamente a vida de milhares de mulheres, ao oferecer recursos essenciais para a detecção precoce do câncer de mama e, assim, contribuir para salvar vidas.

Assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre essa importante iniciativa e o impacto que ela terá na vida de tantas mulheres.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entregou uma nova unidade móvel de saúde à ONG Américas Amigas, em uma cerimônia realizada no Centro de ...

12/05/2024

Missionários da Missão Goiânia Brasil e membros de A Igreja de Jesus Cristo ajudaram na limpeza de uma Creche Comunitária do Jardim Guanabara, bairro de Goiânia.

Essa limpeza é um auxílio e uma preparação para a reativação da creche que está fechada por mais de 4 anos.

A Creche tem capacidade para atender 300 crianças, e através do programa "Mãos que Ajudam", da ajuda humanitária da Igreja, de empresários locais, do esforço do Vereador Novandir em conseguir recursos da prefeitura de Goiânia e dos voluntários da região do Guanabara, finalmente a Creche será reativada ainda este ano.

11/05/2024

Missionários da Missão Brasil Goiânia de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, passaram parte do dia ajudando na montagem das cestas básicas e carregamento dos caminhões com as doações dos goianos.

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo em todo Brasil, tem contribuído grandemente auxiliando muitas ações como esta, feita por empresários como Paulo Renato, o qual o parabenizamos pela iniciativa.


https://www.instagram.com/paulinvainele?igsh=cGtzZGh1aDVzbmJ3

06/05/2024

Dia dos Povos Indígenas
Faça gratuitamente uma busca e veja se encontra um ancestral seu, inclusive em registros de povos indígenas, em nossas coleções!
👉Acesse agora: familysearch.me/povosindigenas

📝 O FamilySearch fez um importante convênio com a Prefeitura de Taubaté para digitalizar os registros de cemitérios do m...
13/04/2024

📝 O FamilySearch fez um importante convênio com a Prefeitura de Taubaté para digitalizar os registros de cemitérios do município, fazendo assim sua preservação e acesso mais rápido a sua população.

👉 O FamilySearch está pronto para digitalizar e preservar seus registros históricos. Descubra mais no nosso site: familysearch.me/arquivos

Endereço

Goiânia, GO

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fundação Caminhos da Autossuficiência posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar