11/01/2026
Hoje , celebraremos o Batismo do Senhor, e essa liturgia tem um papel importante a todos os cristãos, e de modo particular aos ministros da Catequese, Eucaristia e Exéquias.
É um momento tão importante que os três Evangelhos sinóticos (semelhantes) o citam, Mateus, Marcos e Lucas.
Jesus, por não possuir pecados, não teria o porque se submeter a um batismo de arrependimento, sendo que o próprio João Batista indagou isso ao Senhor. Se Jesus o fez, é porque sinalizava para seus seguidores algo extremamente importante. Esse algo está conectado à salvação escatológica (nossos últimos dias), cuja caminhada (missão) de vida deve estar mergulhada no mistério do Cristo, o novo e definitivo batismo.
Se o Templo se fechou aos pobres pecadores, Jesus foi ao socorro deles, enviado do Pai, Ele não estava só, pois o Espírito Santo desceu em forma de pomba (na paz e mansidão).
Não por acaso, o batismo é o sacramento da iniciação, e sem ele, não se acessa os demais, principalmente o da Eucaristia, a centralidade da fé cristã. Aliás, sem o sacramento da ordem, acessado também pelo batismo, não existiria Eucaristia na Igreja.
Quando falei de Exéquias estava me referindo ao Evangelho de Lázaro. Jesus não se fazia presente no momento de sua morte porque os líderes religiosos tentaram apedrejá-lo na festa da dedicação do Templo o acusando de blasfêmia, e o obrigando, junto com os discípulos, a passar para o outro lado da margem do Jordão onde ele fora batizado.
Recordemos que a ressurreição de Lázaro é o sétimo e último milagre do Evangelho de João (sétimo sinal). O sete no antigo testamento indica perfeição (tempo da criação). Depois do milagre da ressurreição de Lázaro aconteceram os fatos que conduziram a prisão, morte e ressurreição de Jesus.
Portanto, nossa perfeição (7), ou seja, alegria da eternidade (Lázaro = Deus Socorreu), só poderá ocorrer pela pessoa do Cristo, assumindo a missão que nos foi confiada (batismo).
Assim, Jesus ao ir para no Jordão antes de sua paixão, nos indica a importância de valorizar o sacramento do batismo, assumindo a missão que nos conduz a ressurreição, ou seja, a porta da eternidade.
Também não é à toa então , que os sacramentos da Igreja sejam sete.
O rito do batismo não se confunde com o das Exéquias, mas a água Santa e purificadora estará lá, nas duas ocasiões, nos conectando no mistério da morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo✝️🕯️.
Paz e bem 🌷