Cultos aos domingos as 9:00hs e as quintas-feiras as 19:30hs. “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. O que se pretende contar aqui não é uma história feita de datas e nomes sem sentido. Esta história foi feita por pessoas tão talentosas como as crianças da primeira turma da Escola Paroquial, ou tão corajosas como o pastor Herbert Wolf, que ia a cavalo atender suas comunidades esp
alhadas pelo interior. Em 25 de julho de 1824 desembarcaram os primeiros imigrantes alemães evangélicos as margens do Rio dos Sinos, em São Leopoldo. Começava, então, a história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Outras levas de imigrantes chegaram para colonizar o sul do Brasil e espalharam-se pelo Estado, constituindo pequenas comunidades. Os imigrantes, além de ferramentas para o trabalho, também trouxeram elementos constitutivos de sua fé evangélica: a Bíblia, o catecismo de Martinho Lutero e o Hinário 2. A Comunidade Evangélica São João de Canela, filiada a lgreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), foi fundada em 13 de novembro de 1927. No inicio fazia parte da Paróquia de Gramado cujo pastor passou a atender as duas comunidades. As celebrações e os cultos eram realizados no prédio da escola da professora Frida Maria Haack, na Rua Júlio de Castilhos; depois, no salão de Henrique Jacob Felts e, mais tarde, no prédio de Helmuth Schmitt, estes localizados onde hoje se situa a Praça João Corrêa. De uma das famílias tradicionais de Canela surge a possibilidade de construção do templo. Luiza Correa, em 1933, doa um terreno situado na então Rua dos Desportos, atual Martinho Lutero, local onde dois anos após é colocada a pedra fundamental da Igreja Evangélica de Canela, seguindo-se a construção. Em 1934 é contratada a empresa de engenharia “Theo Wiederspahn”, de Porto Alegre. Respondendo as pretensões da comunidade canelense de ampliar o número de participantes nos cultos, traz a planta da igreja com uma curiosidade especial: as características da torre são descritas:
“Através da localização lateral da torre da igreja, terá a mesma um visual mais pomposo e elevará ou fortificará o visual arquitetônico, direcionado a modernização de tais projetos ou construções. A altura da mesma é de 21 m, sendo a mesma proporcional ao restante da construção.” 3
A altura da torre poderia comportar também um relógio: “A possibilidade de um relógio na torre é muito fácil, para ser instalado abaixo do suporte do sino.” 4
Em 1938, ainda inacabada a construção, iniciam-se os cultos na própria igreja. A comunidade torna-se autônoma em 7 de janeiro de 1945, quase ao final da Segunda Grande Guerra. Desse período da comunidade, que foi atendida de 1925 a 1945 pelo pastor Julius Ziegler, vale que seu sucessor, pastor Herbert Wolf que, dotado de invejável espírito funcional, atendia as famílias do centro circulando de bicicleta. Em 1º de fevereiro de 1948, aconteceu o primeiro batizado, o de Marcos Raymundo Oppitz. Nesta época, o pastor também atendia as localidades de São João, Caracol, Banhado Grande e Limeira. Em 1945 foi adquirido o terreno para o prédio da Escola Paroquial, sendo que três anos depois, em 1948, é aberta a Escola Evangélica Frederico Mentz, que deixou de funcionar em 1963, devido a dificuldades financeiras. Em 1950 a Comunidade adquiriu um Jeep e ganhou um Wolkswagen proveniente da Alemanha, arcando apenas com despesas alfandegarias. Em 1958,“o pastor Wolf e sua família retornam à Alemanha. Em 1952 a igreja foi reformada para inauguração dos sinos, recebendo a forma externa que conserva até hoje. Em 11 de janeiro de 1953 foram inaugurados os dois sinos comprados da Bromberg S.A., feitos em bronze e soando as notas la e dó, sendo padrinhos do primeiro sino Liesbeth Haberland, Alzimiro Dienstman e Iria Schlieper, e do segundo sino Oscar Becker, Emilio Dienstman e Melita Becker. Em 1946 comprou-se um harmônio, ainda existente e em bom estado. Em 30 de abril de 1934, por liderança de Frida Maria Haack, é criada na Comunidade a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – OASE, tendo como objetivos, além do crescimento da fé em Jesus Cristo e ênfase no estudo da doutrina da nossa lgreja, a assistência social, com prestação de serviços comunitários. Em 1950 é criado o Grupo da Juventude Evangélica, ainda hoje atuante, sendo que na época contava com 22 jovens, objetivando um encontro no qual há comunhão através do estudo da Escritura Sagrada, oração e recreação. Reunia-se no salão da Escola Frederico Mentz, com o pastor Wolf. 8
A comunidade também passou por momentos difíceis. No dia em que a Rua do Desporto passaria a se chamar Rua Martinho Lutero, 9 de maio de 1983, a Casa Paroquial, onde residia na época o pastor Irineu Valmor Wolf, queimou; não restou nada. Uma comissão organizou a reconstrução da Casa Paroquial, que não envolveu só evangélicos, mas toda a comunidade canelense. Receberam auxílio da Fundação Gustavo Adolfo, da Alemanha. Enquanto a construção não ficava pronta, a família Urbani cedeu uma casa para moradia do pastor. A inauguração da nova moradia ocorreu em 12 de dezembro de 1983. Após a reconstrução da Casa Paroquial, surge a idéia de ampliar a cancha de esportes já existente, de concreto e descoberta, por um pavilhão de esportes. Inicia-se então uma campanha para obtenção de fundos para a construção. Com o auxílio de todos os canelenses, angariam-se fundos em uma festa no Saiqui, que somados aos valores já existentes em caixa, possibilitaram a construção do pavilhão de esportes, em 1984. Em 17 de dezembro de 1987 10 acontece a inauguração oficial do Pavilhão de Esportes da Comunidade Evangélica. A Comunidade Evangélica São João de Canela conta atualmente com cerca de 400 famílias, coordenando dois pontos de pregação, São Francisco de Paula e Saiqui, atendidos pelo Pastor Jaime Afonso Dhein. Em São Francisco de Paula, os cultos, que ocorriam no templo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, agora são realizados no novo Centro comunitário construído num terreno doado pela Prefeitura Municipal, em setembro de 1996, situado no Bairro Campo do Meio, na Rua 31 de Março. Graças a doações de amigos do pastor Clóvis Nähr, residentes na Alemanha, e de ofertas do Sínodo Nordeste Gaúcho, foi possível edificar este Centro. A Comunidade Evangélica São João de Canela conta atualmente com várias atividades que envolvem seus membros: um atuante grupo da OASE, Culto Infantil, Grupos de Oração e Estudos Bíblicos, Café dos Homens, Curso Alpha, Grupo de Louvor Jovem, Presbitério, um programa diário de rádio (Mensagem Evangélica) e Juventude Evangélica. No dia 13 de novembro de 2002, a Comunidade Evangélica de Canela festejou seu aniversário de 75 anos. Em comemoração a essa data foram realizadas duas grandes melhorias: com auxílio de membros da Comunidade foram trocados os bancos do Templo por poltronas e embelezado o fundo do altar com uma pintura 11, a qual retrata o Batismo de Jesus. Vale realçar a lista dos Obreiros Pastores que exercerem seu Ministério desde 1945 com dedicação e amor em nossa Comunidade: P. Herbert Wolf; P. Edwin Wilm; P. Oswaldo Atkinson; P. Karl Gehring; P. Günther K. F. Wehrmann; P. Ottomar Pedro Lohmann; P. Irineu Valmor Wolf; P. Clóvis Nähr; P. Astor Albrecht; Pa. Christa Starosky; atualmente P. Jaime Afonso Dhein. Atualmente o Presbitério providenciou a pintura externa do templo e possui como metas ainda concluir a reforma interna com a colocação de um piso e calefação, além de toda a administração espiritual na condução do rebanho de Jesus, o Bom Pastor. Na oportunidade de comemorar tão significativa data, o presbitério12 congratula-se, juntamente com o pastor Jaime Afonso Dhein, sua esposa Ruth Martha Dhein e filhos, por poderem festejar com a Comunidade os 85 anos da fundação de sua Igreja. Em primeiro agradecem a Nosso Senhor Jesus Cristo que fez com que os antepassados, dos quais alguns ainda vivem, dedicassem infindáveis horas de seu trabalho para poder fundar a Comunidade Evangélica de Canela, no ano 1927. A estes vale eterno agradecimento.