19/04/2026
O ENCANTO DAS ÁGUAS E A URGÊNCIA DA FÉ : LOGUM EDÉ E SANTO EXPEDITO !
Hoje celebramos a energia de Logum Edé, o príncipe dos Orixás, aquele que traz em si a herança de Oxum e Oxóssi. Logum é o equilíbrio entre a doçura e a caça, o rio e a floresta, a estratégia e o brilho.
No sincretismo religioso, encontramos sua vibração em Santo Expedito, o santo das causas justas e urgentes, em algumas "Casas Nagô", santo Expedito é o pai de Logum, Oxóssi. Enquanto Logum domina o tempo do encanto e da paciência do pescador, Expedito nos lembra que a fé não pode esperar quando o coração busca justiça.
O que aprendemos com essa união?
* Que a dualidade é nossa maior força.
* Que para cada causa urgente, existe um caminho de sabedoria e beleza.
*Que o axé e a bênção caminham juntos na proteção de quem tem pressa de ser feliz.
Que Logum Edé nos traga o brilho necessário para vencer e que Santo Expedito abra os caminhos com sua rapidez característica!
Loci Loci Logum!
Salve Santo Expedito!