09/07/2024
"A sagrada família de Nazaré é o púlpito mais lindo da salvação de nossas famílias de todos os dias de nossas curtas vidas."
A Sagrada família de Nazaré leva-nos a meditar a família de Jesus e, nela a nossa família e todas as famílias cristãs.
No tempo do Natal, vivemos onde o Verbo que se fez carne e veio morar entre nós,manifesta de que jeito Deus é e nos mostra a sua vontade para nós, que é o amor sem medida, a misericórdia, a justiça e a paz.
Deus quis manifestar-se aos homens numa família humana. Ele quis nascer numa família para mostrar a importância de um lar cristão na formação do ser humano, em todas as suas potencialidades e dimensões.
O Messias quis começar a sua missão salvífica no seio de uma família simples, onde o lar foi a primeira realidade humana que Jesus santifica com a sua presença.
A Sagrada Família é proposta pela Igreja como modelo de todas as famílias cristãs, pois nela Deus está sempre no centro de suas decisões e ocupa sempre o primeiro lugar de tudo. A família é, antes de qualquer realidade, uma grande escola de virtudes humanas e teologais e o primeiro lugar de encontro com Deus.
Por isso, a família é chamada de Igreja doméstica, onde as crianças devem aprender os princípios básicos da fé na experiência concreta do dia a dia e lugar onde os esposos buscam a sua santificação e a realização plena de sua vocação matrimonial.
A família como célula-mãe da sociedade, é a principal escola de todas as virtudes sociais, pois é nela que se aprende e vive a obediência, a fraternidade e o sentido de responsabilidade. Quando a família vai bem, toda a sociedade prospera.
O Evangelho de Mateus 2,13-15.19-23, relata a condição de refugiados vivida pela Sagrada Família, e como nos dias atuais, muitas famílias sofrem ainda com esta realidade. São muitas as famílias que ainda hoje deixam sua casa, sua terra, sua gente e fogem da fome, da guerra, de outros perigos graves, em busca de segurança e de uma vida digna para si e para as próprias famílias.
Tornando-se homem, Jesus com a sua família, experimenta em seu próprio ser, todas as dores e os sofrimentos, os dramas e as esperanças que acompanham a vida de uma família.
"Recebam a benção da sagrada família."
"Paz de cristo a todos🙏🏼"